quarta-feira, 9 de março de 2011

Como comercializar I

A maioria de minhas alunas teme muito em comercializar os seus trabalhos...
Isso é pra lá de normal, porém alguns pontos precisam ser esclarecidos, e dessa forma me coloco aqui para tentar ajudar a todos...
Primeiramente, nada sai de um atelie ou da sua cozinha, sem um contrato de prestação de serviços...
Muitas alunas me falam:
_Ah, quanto exagero! Imagine se eu vou fazer um contrato com aquela minha antiga cliente...
A questão é: o contrato serve até mesmo pra voce assegurar ao cliente a qualidade e o estilo de seu trabalho! Se voce trabalha com bolos artísticos e o cliente te pede um bolo azul, voce tem de entregar a ele uma bolo azul e não Vermelho, correto? Com um contrato, voce pode adicionar dados do bolo, como cores, formatos, modelos, sabores,preços, dados de entrega,  tamanho, e todos os detalhes que o cliente e voce julguem necessários...
Neste caso, ao cliente assinar o contrato ele está ciente de todas as informações que irão constar no bolo, recebendo exatamente aquilo que contratou.
Vou contar uma experiência minha, que mesmo com mais de 15 anos de janela, aconteceu há pouco tempo atrás  e que se não fosse o contrato eu estaria em maus lençóis!
Fechei uma encomenda de um bolo com uma cliente e mandei a ela via e-mail o contrato  com  todos os dados do bolo como de costume. A encomenda seria entregue, segundo a informação que constava no contrato, no domingo, das 14 ás 17 horas...
A encomenda estava pronta no sábado de manhã, visto que tinha um compromisso no sábado a noite  e que me impossibilitaria de finalizar a encomenda no periodo da noite...Na real, tinha de ir numa baladinha e então iria beber e aí , analizem a minha situação , um pouco alta, confeitando o bolo, certo???kkkkk...
Então, no sábado, lá pras 13/ 14 horas o bolo e toda a encomenda estavam prontos e devidamente embalados...
Estou na manicure e qual não é minha surpresa quando meu telefone toca ás 17 horas no sábado...Dou um doce pra quem advinhar quem era!!!!
Lógico!!!Era a cliente que estava desesperada porque o bolo não estava na festa...Nem discuti..cheguei em casa, peguei a encomenda e imediatamente o contrato que ela assinou pra ver se eu tinha me enganado...
Ao chegar na casa do cliente lá pra umas 18 horas ( a sorte é q era muito perto!!! e que o bolo não desabou na alta velocidade que dirigi pela Av. Politécnica) e imediatamente falei para a cliente...
_A sra deu sorte , pois seu bolo estava pronto, já que a encomenda era pra amanhã, Domingo...
Ao qual ela me respondeu:
_Não, vc está errada, o bolo era pra hoje! Vc é que esqueceu da minha encomenda...Vc acha que eu ia me enganar com a data do aniversário do meu filho???
Não precisei nem argumentar, peguei o contrato que ela havia assinado e me passado por fax e praticamente "esfreguei " na cara dela.
Ela ao ler o contrato, com o rabinho entre as pernas sussurrou:
_Realmente, eu preenchi com a data do Domingo!!!
Agora, me falem, e se eu não tivesse o contrato assinado por ela???
Provavelmente, iria chegar com a encomenda no domingo e ela não iria provavelmente me pagar os 50% restantes!!!Que cano eu ia levar!
Esse é apenas "um" dos casos de "furadas" que a gente pode se enfiar se não tiver um contrato e mãos e uma postura profissional diante de qualquer cliente, seja ele amigo, parente, vizinho etc...
Por isso, prestem muita atenção, pois na ânsia de fecharmos uma encomenda, muitas vezes podemos acabar com toda a nossa boa reputação!!!

7 comentários:

  1. Olá, boa noite! Você teria um modelo de contrato que pudesse me mandar? meu e-mail é drikanatal@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas...vou passar a todos no meu facebook uma opção e outras info sobre contratos e como comercializar...afinal, a gente tem é de se unir e trocar info..pra não sairmos no preju!!!kkkk bjokas. acompanhem pelo face: www.facebook.com/AnaBencini

      Excluir
  2. Ola Anna Clara, acho isso tudo muito importante, na verdade estou a procura de um modelo de contrato, vc poderia me mandar um para bolos e doces??? Desde ja agradeco, carolferreira10@hotmail.com
    Obrigada Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas...vou passar a todos no meu facebook uma opção e outras info sobre contratos e como comercializar...afinal, a gente tem é de se unir e trocar info..pra não sairmos no preju!!!kkkk bjokas. acompanhem pelo face: www.facebook.com/AnaBencini

      Excluir
  3. Olá!! Achei excelente essa idéia do contrato, e assim como a Adriana, também gostaria de um modelo, vc poderia me enviar? Desde já agradeço.
    Meu e-mail: zematcam@hotmail.com
    Seus trabalhos são maravilhosos, vc está de parabéns!!! Que Deus te abençoe cada dia mais. Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas...vou passar a todos no meu facebook uma opção e outras info sobre contratos e como comercializar...afinal, a gente tem é de se unir e trocar info..pra não sairmos no preju!!!kkkk bjokas. acompanhem pelo face: www.facebook.com/AnaBencini

      Excluir
  4. Meninas...vou passar a todos no meu facebook uma opção e outras info sobre contratos e como comercializar...afinal, a gente tem é de se unir e trocar info..pra não sairmos no preju!!!kkkk bjokas. acompanhem pelo face: www.facebook.com/AnaBencini

    ResponderExcluir